-
Arquitetos: LMNL office
- Área: 350 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:LMNL office, Loes van Duijvendijk
-
Fabricantes: Accoya, Boom De Kwekerij, Boomkwekerij Ebben, Clayworks Clay Plasters, Gutex, Isoschelp, Koninklijke Tichelaar Makkum, Laufen, Not Only White, Oksam VF, PetersenTegl, Steenfabriek Vogelensangh, Tigchelaar tegelkachels, Vola, Vos Rietendaken
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em uma estrada histórica ladeada por antigas fazendas, a Veldhuis procura ser uma casa moderna contextualmente relevante com referências tradicionais. A típica tipologia de celeiro holandês, paredes de tijolo com telhado de palha, é modificada para se adequar às necessidades da família. A forma da Veldhuis é um arquétipo de uma fazenda holandesa, cuja altura e largura são reduzidas na parte posterior, permitindo três pavimentos na parte da frente da casa (quartos, escritório e sótão) e um na parte posterior (social e jantar).
O centro da casa é composto pela cozinha, áreas molhadas e pela garagem. A fim de trazer mais luz para o interior dos espaços, o telhado é cortado e deslocado para fora. A cozinha é puxada para fora do jardim, dividindo a varanda e permitindo vistas sobre todo o jardim. Uma matriz solar é integrada ao telhado da varanda. A fachada posterior da Veldhuis é totalmente envidraçada e a vista é emoldurada por floreiras com plantas perenes, árvores multicaules que atraem a atenção para o prado de flores silvestres e campos além.
Desenvolvida em conjunto com especialistas, a construção da estrutura de madeira laminada cruzada com base biológica, isolamento de fibra de madeira e palha holandesa local é totalmente permeável ao vapor, a primeira deste tipo no mundo. A complexa estrutura de madeira maciça foi pré-fabricada na Alemanha e erguida no local em apenas 12 dias - utilizando 128 m³ de madeira - uma compensação total de CO₂ de 80.000 kg. Ao longo da casa, uma parede de tijolo maciço de terra serve como um elemento radiante de aquecimento/arrefecimento, bem como controla os níveis de umidade dentro de casa.
As escolhas de material ajudam a manter um clima interior confortável através de sua respirabilidade e características reguladoras. Isto significa que o edifício depende menos da tecnologia de instalação, e mais da tecnologia do material - oferecendo uma atmosfera confortável e naturalmente perceptível. Uma bomba de calor geotérmica fornece aquecimento e resfriamento.
Os tijolos externos, o menor formato IJsselsteen, são feitos de argila local em uma fábrica de tijolos próxima. Ao redor das portas e janelas, tijolos envidraçados acentuam as “persianas” coloridas, que podem ser abertas. As janelas são fixas, com vidro triplo e inseridas em caixilhos de carvalho maciço sob medida, selados com um acabamento transparente para que o veio da madeira permaneça visível.
O interior da Veldhuis usa uma paleta de cores sutis: paredes de gesso branco em contraste com o CLT caiado de branco com os pisos de carvalho e caixilhos das janelas. A geometria da estrutura cria espaços surpreendentes e variados à medida que você se move através da casa. O layout da casa é flexível: é possível viver somente no pavimento térreo na aposentadoria, dividir a casa para fazer um apartamento separado para o avó, ou até mesmo separar os lotes combinados e desenvolver outra casa no terreno adjacente no futuro, tornando o projeto passível de ampliação. O jardim (anteriormente um prado de ovelhas) é projetado em torno de doze grandes árvores maduras recém-plantadas. Ele inclui canteiros de plantas perenes, um gramado, uma pequena fonte de água, um pomar e um prado de flores silvestres.